Códigos SVG












Infertilidade e Estresse

    Em quase a totalidade de pacientes que buscam auxílio em clinicas de reprodução assistida já ouviu algo como: “você não engravida pois está muita nervosa! É só se acalmar que vai acontecer”.  O que muitas vezes é dito com ótimas intenções, traz uma sobrecarga de estresse imensurável para este casal. Alguns estudos mostram que as taxas de depressão em pacientes inférteis são comparáveis as de pacientes que foram diagnosticados com câncer, tamanho o impacto desta patologia.
    Os trabalhos publicados a respeito do efeito do estresse nas taxas de sucesso nos tratamentos de reprodução assistida é muito controverso e não nos traz nenhuma conclusão, porém, independentemente dos resultados dos estudos, neste assunto especificamente, o que acreditamos é: pacientes inférteis têm uma pior qualidade de vida e precisam receber o auxílio e cuidado apropriados para enfrentarem da melhor maneira possível este desafio.
    Psicólogos, terapeutas e redes de apoio têm um papel importantíssimo no acompanhamento dos casais inférteis. Aqui na Effetto realizamos mensalmente rodas de conversa dos nossos casais com nossa psicóloga e os efeitos benéficos são palpáveis.  A vida traz desafios para todos, enfrenta-los sozinho é mais difícil, por isso organizamos esse manejo multidisciplinar para reduzir o impacto negativo da infertilidade.

Envie-nos sua mensagem

Dúvidas? Entre em contato! Preencha os campos abaixo! Logo retornaremos!