Como fica a rotina da paciente após a transferência de embriões na FIV (fertilização in vitro)? Essa é uma dúvida muito comum entre as mulheres que irão passar pelo tratamento.
Neste artigo, a especialista Dra. Carla Regina Schmitz Vigo, ginecologista especialista em reprodução assistida e diretora da Clínica Effetto, em Caxias do Sul, RS conta o que acontece após a tão aguardada implantação embrionária. Para descobrir, continue a leitura!
O que é a FIV?
A fertilização in vitro, mais conhecida como FIV, é um tratamento de reprodução humana assistida considerado de alta complexidade. Nesse tipo de técnica, o encontro dos óvulos com os espermatozoides ocorre no laboratório (em um meio de cultura), dando início à fertilização in vitro, propriamente dita. A FIV é indicada para inúmeros casos de infertilidade relacionados a fatores masculinos e/ou femininos.
Como é feita a transferência de embriões na FIV?
A transferência de embriões na FIV é feita com um cateter (tubo bem fino). O procedimento é rápido e não necessita de anestesia nem sedação. A única recomendação é que a paciente beba bastante água antes de iniciá-lo. A bexiga cheia facilita o procedimento, melhorando a visualização das estruturas internas no ultrassom.
Na Effetto, a maioria das transferências é feita com um único embrião. Mas, de acordo com as últimas determinações da Resolução CFM Nº 2.294, publicada em 2021 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o limite é de:
transferência de até dois embriões em mulheres com até 37 anos;
transferência de até três embriões em mulheres com mais até 37 anos;
já em caso de doação de óvulos, considera-se a idade da doadora no momento da coleta para limitar o número de embriões.
Quais são os cuidados após implantação embrionária?
“Diversos trabalhos científicos mostram que ficar em repouso (parcial ou absoluto) ou manter suas atividades habituais não faz diferença no desfecho do tratamento. Por isso, após a transferência de embriões na FIV, recomendamos às pacientes que façam aquilo que as deixem mais tranquilas — sempre com bom senso”, explica Dra. Carla.
Sendo assim, algumas mulheres optam por ficar em casa, afastadas do trabalho durante alguns dias. Outras preferem manter as atividades de rotina, justamente, para manter a mente ocupada. Mas, independentemente da opção escolhida, trata-se de um momento muito especial, no qual o mais importante é que as pacientes se sintam bem.
“O período entre a transferência embrionária e a solicitação do exame de beta HCG (mais conhecido como teste de gravidez) dura cerca de dez dias. Nessa fase, é comum sentir um aumento da ansiedade. Por isso, assim como foi feito ao longo de todo o tratamento, os cuidados após a transferência de embriões na FIV também precisam ser individualizados”, ressalta a especialista.
Quais são os cuidados após a confirmação da gravidez?
“Após o resultado positivo do beta HCG, deve-se adotar a rotina normal do pré-natal. Nessa etapa, os resultados dos exames solicitados na primeira consulta são usados para orientar diversos cuidados, como para com a alimentação”, afirma Dra. Carla. No caso de uma paciente que não tem anticorpos contra a toxoplasmose, por exemplo, é preciso:
comer frutas e verduras apenas cozidas ou muito bem lavadas;
não ingerir carnes mal passadas, assim como peixes crus.
“Vale lembrar que qualquer infecção durante a gravidez tem um risco muito maior do que em não grávidas. Isso porque a imunidade da gestante é, naturalmente, mais baixa”, destaca a especialista.
A dieta, assim como o estilo de vida em geral, é fundamental para se ter uma gestação saudável. “Por vezes, dependendo das características da paciente, fazemos o encaminhamento para uma nutricionista”, complementa a médica.
Agora que você conhece os cuidados necessários após a transferência de embriões na FIV, esperamos que esteja mais tranquila. Como mostrado, trata-se de um momento no qual o mais importante é conseguir lidar com a ansiedade e relaxar. Quando menos esperar, sua atenção já estará 100% voltada para o pré-natal!
Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Então, continue acompanhando as atualizações do nosso blog e redes sociais. Para isso, siga a Effetto no Facebook, Instagram e Youtube!