Códigos SVG












ICSI em Caxias do Sul: conheça a Clínica Effetto


injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI, na sigla em inglês) é um tratamento de reprodução assistida de alta complexidade. Ela é considerada a principal solução para casos de infertilidade masculina grave, alcançando taxas de sucesso superiores à da fertilização in vitro (FIV) convencional. Mas o que diferencia os dois procedimentos? E onde realizar uma ICSI em Caxias do Sul, RS?

Essas e outras questões foram respondidas neste artigo. Continue a leitura e esclareça, definitivamente, suas dúvidas!
 

Como funciona o tratamento de fertilidade por ICSI?


Na ICSI, a paciente passa pelas mesmas etapas de uma FIV convencional. A diferença se dá a nível laboratorial, pois em vez de os espermatozoides serem colocados ao redor do(s) óvulo(s), eles são injetados diretamente no(s) óvulo(s).

Assim, tudo começa com o processo de indução da ovulação (com gonadotrofinas), sempre com o acompanhamento ultrassonográfico. Isso é necessário para precisar o ápice da ovulação e, dessa maneira, obter a máxima quantidade de óvulos viáveis.

Em cada óvulo, insere-se um único espermatozoide, previamente analisado. No dia seguinte às injeções, observa-se se os óvulos foram fecundados. No melhor dos cenários, a taxa de fertilização pós-ICSI pode chegar a 100%.

De três a cinco dias depois, os embriões gerados são, enfim, transferidos para o útero. Em 10 dias, aproximadamente, realiza-se o teste para confirmar a gestação. Já em pacientes que preferirem adiar a gestação, os embriões são congelados e a transferência realizada em outro momento.

Quais são as vantagens da ICSI
 

A principal vantagem da ICSI em comparação à FIV é a “otimização” dos espermatozoides. Enquanto na FIV são necessários milhares de espermatozoides, a ICSI se mostra como uma alternativa em casos de material genético limitado.

Nesse tipo de técnica, a coleta do espermatozoide é feita diretamente no testículo ou no epidídimo por meio de uma punção ou microdissecção testicular. Depois, o material passa por uma análise, com o objetivo de selecionar o(s) espermatozoide(s) de melhor qualidade.
 

Para quem esse tipo de procedimento é indicado?


Atualmente, a ICSI é feita em, praticamente, todos os casais. Antes, ela era é indicada, preferencialmente, para pacientes cujos outros tratamentos de reprodução assistida não foram bem sucedidos. Por exemplo, no caso de uma falha de FIV em ciclo anterior.

A técnica também costumava ser indicada para casos de infertilidade masculina severa, comprovada por meio de alterações no espermograma (o qual permite avaliar a quantidade, motilidade e morfologia dos espermatozoides) e outros exames. É o que ocorre com pacientes com:
  • espermatozoides de baixa qualidade, como em quem tem infertilidade devido à varicocele;
  • número muito baixo (oligozoospermia) ou ausência completa de espermatozoides (azoospermia obstrutiva ou secretora) no sêmen, mas que podem ser retirados, cirurgicamente, dos testículos ou dos epidídimos;
  • ejaculação retrógrada;
  • vasectomia ou cirurgia para remoção da próstata;
  • trauma prévio na medula espinhal;
  • problemas de ereção e ejaculação.
Mas como já foi mencionado, hoje em dia é muito raro fazer a FIV. A ICSI é o tratamento preferencial para a imensa maioria dos casais.

A maior vantagem da ICSI frente à FIV é o fato de o procedimento não ser afetado pelo trinômio quantidade, motilidade e morfologia nos parâmetros seminais. Mas ainda assim, busca-se escolher o melhor espermatozoide entre os disponíveis. Para isso, o embriologista analisa suas características e, depois, faz a extração com o uso de um aparelho de precisão, chamado micromanipulador de gametas.

Graças aos alcances da ICSI, nos últimos tempos, até homens com alterações seminais graves têm a possibilidade de formar uma família a partir do seu material genético. Com a técnica, mesmo que o(s) espermatozoide(s) selecionado(s) apresente(m) baixa motilidade, por ser(em) inserido(s) diretamente no(s) óvulo(s), as chances de a fecundação ocorrer são bem maiores. Se não existisse a ICSI, a única opção seria recorrer a um banco de sêmen.
 

A ICSI é indicada em tratamentos com sêmen congelado?


A ICSI é uma técnica bastante recomendada para tratamentos de fertilização com espermatozoides criopreservados. É o caso, por exemplo, de homens que optaram por preservar sua fertilidade antes de iniciar um tratamento oncológico (rádio ou quimioterapia).

Como as amostras congeladas são limitadas, a otimização possibilitada pela ICSI é muito valiosa. Mas onde realizar uma ICSI?
 

ICSI em Caxias do Sul: conheça os diferenciais da Effetto


Independentemente da causa da infertilidade ser em decorrência do fator masculino, uma coisa é certa: a chance da ICSI, assim como de qualquer técnica de reprodução assistida dar certo, é maior em mulheres mais jovens, principalmente, até 35 anos de idade. Por isso, não demore para buscar ajuda.

Quem tem indicação para fazer uma ICSI em Caxias do Sul, pode contar com a expertise da nossa equipe e atendimento humanizado. A Clínica Effetto oferece diversas soluções em fertilidade feminina e masculina. Estamos localizados em uma região de fácil acesso, tanto para quem é de Caxias do Sul como para quem chega pelo interior. E se você se preocupa com a discrição, fique tranquilo: não temos identificação de centro de reprodução na fachada.

Venha nos visitar e conheça nossos diferenciais. Agende uma consulta para avaliação individual agora mesmo!
 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba em seu e-mail nossos materiais

Envie-nos sua mensagem

Dúvidas? Entre em contato! Preencha os campos abaixo! Logo retornaremos!

Você precisa aceitar a Política de Privacidade

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.