Códigos SVG












RESERVA OVARIANA E MENOPAUSA – Qual é essa relação e a sua importância?

Nós, mulheres, nascemos com todos os óvulos que vamos liberar ao longo da vida, ou seja, nós temos literalmente uma reserva ovariana que quando acaba, acontece a menopausa. Inclusive essa perda de óvulos já se inicia na nossa vida intrauterina.

É comum as pacientes perguntarem se o uso de pílulas anticoncepcionais ou o próprio período da gravidez “poupa” óvulos e faz com que eu tenha um número maior com o avançar da idade, mas isso infelizmente não acontece. A perda mensal de óvulos acontece ininterruptamente, independente de fatores externos. Pelo menos por enquanto, uma vez que um dos objetivos de pesquisas dentro da reprodução seja postergar o período da menopausa e nos dar mais chances de engravidar tardiamente.

Dentro da Reprodução Assistida é fundamental saber qual a reserva que aquela mulher que está diante de mim tem. Para isso temos alguns exames, em que o principal se chama de Hormônio Antimulleriano, que vai mostrar como está a reserva naquele momento. Isso é fundamental para individualização de tratamentos.

Enfim, é importante que as mulheres saibam que possuem uma reserva ovariana, que ela vai diminuindo com o passar do tempo, e que ela precisa ser acessada para podermos conhecer cada uma individualmente.

Saiba mais através do vídeo explicativo da Dra. Carla Vigo, especialista em Reprodução Humana.
 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba em seu e-mail nossos materiais

Envie-nos sua mensagem

Dúvidas? Entre em contato! Preencha os campos abaixo! Logo retornaremos!

Você precisa aceitar a Política de Privacidade

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.

Entendi e Fechar