Será que estou tendo relação no período correto para engravidar?
Janela de Fertilidade É muito comum atender casais que buscam atendimento por dificuldade de en...
Nós, mulheres, nascemos com todos os óvulos que vamos liberar ao longo da vida, ou seja, nós temos literalmente uma reserva ovariana que quando acaba, acontece a menopausa. Inclusive essa perda de óvulos já se inicia na nossa vida intrauterina.
É comum as pacientes perguntarem se o uso de pílulas anticoncepcionais ou o próprio período da gravidez “poupa” óvulos e faz com que eu tenha um número maior com o avançar da idade, mas isso infelizmente não acontece. A perda mensal de óvulos acontece ininterruptamente, independente de fatores externos. Pelo menos por enquanto, uma vez que um dos objetivos de pesquisas dentro da reprodução seja postergar o período da menopausa e nos dar mais chances de engravidar tardiamente.
Dentro da Reprodução Assistida é fundamental saber qual a reserva que aquela mulher que está diante de mim tem. Para isso temos alguns exames, em que o principal se chama de Hormônio Antimulleriano, que vai mostrar como está a reserva naquele momento. Isso é fundamental para individualização de tratamentos.
Enfim, é importante que as mulheres saibam que possuem uma reserva ovariana, que ela vai diminuindo com o passar do tempo, e que ela precisa ser acessada para podermos conhecer cada uma individualmente.
Saiba mais através do vídeo explicativo da Dra. Carla Vigo, especialista em Reprodução Humana.
Dúvidas? Entre em contato! Preencha os campos abaixo! Logo retornaremos!
Enviando mensagem...
Obrigado pela mensagem! Em breve retornaremos o seu contato.
Houve um erro no envio, tente novamente mais tarde ou diretamente pelo email contato@clinicaeffetto.com.br.