Códigos SVG












Janela de Fertilidade

“Será que estou tendo relação no dia correto para engravidar?” Muitos casais que vêm à Effetto em busca de atendimento por dificuldade de engravidar têm essa dúvida. Na verdade, como janela de fertilidade dura cerca de quatro dias, a atividade sexual três vezes por semana é mais que suficiente para que esse intervalo seja contemplado.

Quer aprender a encontrar seu período fértil? Então, continue a leitura!
 

É preciso ter relação no dia da ovulação para engravidar?


Não exatamente. Como mencionado, é comum os casais relatarem que estão tentando “mesmo” há X tempo quando, na verdade, já possuem relações sexuais regulares sem contracepção há muito mais tempo do que o referido.

Essa confusão se dá devido ao fato de muitos acharem que precisam ter relações sexuais exatamente no dia da ovulação para que possam engravidar — e que seria pela falta de precisão na data que a gravidez não acontece. Porém, felizmente, a janela da fertilidade não funciona assim.
 

O que é a janela da fertilidade?


“Durante o ciclo menstrual, existe um período ótimo para engravidar: trata-se da janela de fertilidade. Esse intervalo de tempo acontece nos dias que antecedem e sucedem à ovulação, ou seja, corresponde aos dias férteis de cada mulher” afirma a Dra. Carla Regina Schmitz Vigo, especialista em reprodução humana e diretora da Clínica Effetto.

A ovulação é um momento-chave. É nessa hora que o folículo se rompe e libera o óvulo, para que os espermatozoides possam fertilizá-lo.  “Mas, em função dos espermatozoides durarem 72 horas (vivos) no organismo da mulher, a janela de fertilidade se estende um pouco, para dois dias antes e dois dias depois da ovulação”, explica a médica.

Vale ressaltar que, nesse período, o endométrio já está preparado para receber o embrião, permitindo um processo de implantação embrionária bem-sucedido. Com isso, a gravidez pode seguir adiante.

Uma vez que a janela da fertilidade tem cerca de quatro dias, a atividade sexual três vezes por semana é suficiente para que o período fértil seja contemplado. No entanto, para casais que desejam saber, com maior precisão, quando ocorrem seus dias férteis (aqueles em que é possível engravidar), é preciso considerar as características específicas do ciclo menstrual da mulher.
 
Para saber mais a respeito, assista ao nosso vídeo explicativo:

https://www.youtube.com/watch?v=8zZet21kBt8
 

Como encontrar a minha janela da fertilidade?


Sabe a famosa tabelinha? Pois bem, ela serve para indicar o dia da ovulação. A partir daí, é possível aproveitar a janela da fertilidade para manter relações sexuais com o intuito de engravidar.

No entanto, Dra. Carla Regina destaca que existe um erro muito frequente no cálculo da também chamada janela de implantação — os tais dias férteis. Isso porque, a ovulação ocorre no 14º dia do ciclo, mas isso só vale para quem tem ciclos regulares, de 28 dias.

“Na verdade, o cálculo do período fértil deve ser feito de trás para frente. Ou seja, ele tem que acontecer 14 dias antes da próxima menstruação”, ensina a especialista.

Por isso é tão importante que a mulher conheça a duração dos seus ciclos. Se a paciente tiver um ciclo mais curto, de 24 dias, por exemplo, o período fértil não será no 14º dia após o início da menstruação, mas bem antes disso. Já se ela tiver um ciclo longo, de 30 dias, por exemplo, o período fértil será depois do 14º dia.

Ter um calendário menstrual bem organizado permite que esse cálculo possa ser feito com a maior precisão possível, otimizando as chances de gestação. Para isso, basta anotar, por alguns meses consecutivos, o dia de início e de término da sua menstruação.
 

Quando é indicado recorrer ao coito programado?


O coito programado, também chamado namoro programado, ajuda muitos casais com dificuldade para engravidar. Segundo a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), ao longo das tentativas, 15% deles descobrem que são inférteis.

Essa técnica de reprodução assistida, considerada de baixa complexidade, é indicada, principalmente, para mulheres com dificuldade para ovular. É o que ocorre, por exemplo, em algumas pacientes com ovários policísticos.
  
Mas atenção: se, mesmo mantendo relações durante a janela da fertilidade, vocês estiverem com dificuldades para engravidar, é preciso buscar ajuda especializada e iniciar uma investigação sobre as causas da infertilidade. Às vezes, o coito programado pode ser suficiente para viabilizar a gestação. Outras vezes, podem ser necessários tratamentos mais complexos. Por isso, nossa última dica é: não demore para buscar ajuda! Quando se trata de reprodução, o tempo um fator de risco importante!

Se precisar, conte com a expertise do corpo clínico da Clínica Effetto. Entre em contato e agende uma consulta!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba em seu e-mail nossos materiais

Envie-nos sua mensagem

Dúvidas? Entre em contato! Preencha os campos abaixo! Logo retornaremos!

Você precisa aceitar a Política de Privacidade

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.

Entendi e Fechar