Como é feito o tratamento?
“A injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI) é um método que revolucionou a reprodução assistida. Graças a ela, homens que têm poucos espermatozoides (ou mesmo os que não têm espermatozoides móveis) têm chances de engravidar a parceira com o seu próprio material genético”, afirma Dra. Carla Regina Schmitz Vigo, ginecologista especialista em Reprodução Humana e diretora da Clínica Effetto, em Caxias do Sul, RS. Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides em Caxias do Sul é uma das especialidades da Clínica Effetto.
Qual é a diferença entre a ICIS e a fertilização in vitro (FIV)?
Ambos os tratamentos são de alta complexidade. “Na verdade, a ICSI é uma técnica usada na fertilização in vitro (FIV). Para o casal, ela funciona exatamente do mesmo jeito que a FIV convencional”, continua a médica.
Assim, a diferença entre os tratamentos se dá em nível laboratorial, pois na técnica de ICSI, escolhe-se o melhor espermatozoide e, depois, ele é injetado, diretamente, no interior do óvulo maduro. Já na FIV convencional, coloca-se algumas centenas de espermatozoides em contato com o óvulo e espera-se que o melhor entre eles realize a fertilização espontaneamente.
Dados da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM, na sigla em inglês) mostram que quase 50% dos bebês nascidos com ajuda da reprodução assistida entre 1990 e 2015 foram concebidos por intermédio da ICSI. “A injeção intracitoplasmática de espermatozoides garante um maior percentual de óvulos fertilizados", revela a especialista.
[Saiba mais na aba de Tratamentos — Fertilização in Vitro (FIV)]
Como esse tipo de tratamento de reprodução assistida funciona?
Na ICSI, a paciente é submetida às mesmas etapas da FIV convencional. Assim, é preciso passar pelo processo de indução de ovulação e fazer o acompanhamento sérico ultrassonográfico, para obter um maior número de óvulos.
A diferença é que a equipe de embriologistas identifica o(s) espermatozoide(s) com as melhores características morfológicas e o(s) introduz, diretamente, no(s) óvulo(s). Para realizar esse processo, utiliza-se um micro manipulador.
Vale destacar que essa técnica é considerada um grande marco para os tratamentos de reprodução assistida. Isso porque, ela permite que casais com alterações graves de espermograma alcancem a gestação.
Para quem a ICSI é indicada?
“A principal da indicação da injeção intracitoplasmática de espermatozoides é para homens com baixa contagem de espermatozoides (oligozoospermia). Além disso, ela também é indicada para aqueles em que é preciso resgatá-los no epidídimo ou no testículo, por meio de punção ou microdissecção, e não no ejaculado”, diz Dra. Carla.
Porém, os especialistas em reprodução assistida costumam lançar mão da técnica em muitos outros casos — pois, como já mencionado, ela garante um maior número de embriões. “Quando conseguimos coletar um número grande de óvulos, nós dividimos uma parte para realizar a FIV convencional e, outra parte, para realizar a ICSI. Mas, na maioria das vezes, usamos mais a ICSI”, conta a especialista.
Para saber mais, assista este vídeo!
Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides em Caxias do Sul: saiba onde realizá-la
Para saber qual é a técnica mais indicada para o seu caso, o primeiro passo é fazer a avaliação da fertilidade no casal. Na clínica Effetto, em Caxias do Sul, realizamos os diagnósticos e os principais tratamentos de reprodução assistida — entre eles, a injeção intracitoplasmática de espermatozoides.
Atenção: essas informações servem, apenas, para orientação geral a respeito dos procedimentos. Este conteúdo tem caráter meramente informativo e não substitui uma consulta médica individualizada.
Caso deseje um atendimento especializado, conte com a expertise da equipe Effetto. Entre em contato e agende sua consulta! Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides em Caxias do Sul é uma das especialidades da Clínica Effetto.
Envie-nos sua mensagem
Dúvidas? Entre em contato! Preencha os campos abaixo! Logo retornaremos!
Enviando mensagem...
Obrigado pela mensagem! Em breve retornaremos o seu contato.
Houve um erro no envio, tente novamente mais tarde ou diretamente pelo email contato@clinicaeffetto.com.br.