SÉRIE - ABORTOS: Causas Hormonais

Distúrbios ou doenças hormonais mais comumente relacionadas a abortos incluem diabetes, disfunções da tireoide, síndrome dos ovários policísticos e deficiência de vitamina D. Nem sempre essas doenças causam por si só a perda da gestação, elas podem agir como contribuintes apenas, ou seja, como cofatores.

O diagnóstico de diabetes é muito simples de ser feito. Inclusive todas as mulheres que desejam engravidar deveriam fazer o exame de glicose em uma consulta antes de iniciar as tentativas. Para as mulheres que já tiveram perda, um exame de glicemia é obrigatório.

O diagnóstico de problemas de tireoide funciona de forma semelhante à diabete, todas as mulheres deveriam fazer. No entanto, para as que têm perda de repetição, alguns anticorpos que normalmente não são solicitados devem ser pesquisados.

A síndrome dos ovários policísticos é mais conhecida por causar dificuldade para engravidar. Entretanto algumas mulheres depois de terem alcançado o tão sonhado beta HCG positivo, ainda podem acabar sofrendo uma perda por conta da doença.

Por fim, falta de vitamina D é um problema que acomete uma parte enorme da nossa população sul brasileira, especialmente na serra gaúcha. Isso porque a necessidade de expor a pele ao sol para manter bons níveis dessa vitamina costuma ser mais desafiador na nossa região.

Todos esses problemas ou doenças devem ser pesquisados em pacientes com abortos repetidos, e precisam ser adequadamente tratados. Acreditamos na importância de buscar cada detalhe para poder ajustar todas as particularidades de cada paciente, para que a próxima gestação possa transcorrer da melhor forma possível.

Saiba mais neste vídeo ou entre em contato conosco.