Códigos SVG












Nutrição e Fertilidade

Alguns alimentos são fontes de nutrientes fundamentais no processo da fertilização, e eles podem fazer parte da alimentação diária de uma forma fácil.

Começando pela Vitamina C, que tem ação antioxidante e pode auxiliar na função ovariana. Essa vitamina é fácil de ser consumida pois a maioria das frutas e vegetais são fontes, e algumas das principais são o limão, frutas vermelhas, abacaxi, maracujá, laranja, kiwi, tomate, pimentão e os vegetais verde escuro. O nosso corpo não possui reservas de vitamina C, portanto o ideal é consumir algum alimento rico, aproximadamente a cada quatro a seis horas, garantindo assim uma boa biodisponibilidade.

A vitamina E, o zinco e o selênio são nutrientes que estão envolvidos na produção de alguns hormônios presentes no processo de fertilidade. As fontes alimentares são castanhas e oleaginosas, mas principalmente a castanha do Pará, abacate, sementes de girassol, azeite de oliva e peixes.

Por último, e talvez a mais importante, cito a coenzima Q10. Esta substância está presente na formação de energia do nosso corpo, no funcionamento celular, mais precisamente na mitocôndria. E tratando-se de fertilidade, as células dos órgãos reprodutores precisarão de energia. Além disso, a coenzima Q10 também irá atuar na boa qualidade dos óvulos e espermatozoides. Suas principais fontes alimentares são abacate, salmão, castanhas e nozes, e vegetais verde escuro.

Para manter uma alimentação saudável e equilibrada requer estabelecer um planejamento da rotina e das refeições. Como está a sua organização alimentar?

*Nutricionista Paula Lucena

Envie-nos sua mensagem

Dúvidas? Entre em contato! Preencha os campos abaixo! Logo retornaremos!