Códigos SVG












Inseminação artificial: tire suas dúvidas sobre o procedimento

inseminação artificial (IA), também chamada de inseminação intrauterina, é um dos métodos de reprodução assistida mais procurados pelas pessoas que buscam engravidar. É considerada uma técnica de baixa complexidade, não invasiva e com boa relação custo/benefício. Realizada em clínicas de fertilização, ela é indicada para casos com leve alteração no sêmen. 

Neste artigo, tire as principais dúvidas sobre o tratamento. Veja, também, onde realizar uma inseminação artificial em Caxias do Sul, RS.
 

Em quais casos a inseminação artificial é indicada?


Diversos fatores podem impossibilitar ou dificultar a concepção. Eles podem ter origem tanto no homem quanto na mulher — exigindo uma profunda investigação, por meio de exames físicos e complementares.

A escolha do tratamento de reprodução assistida mais adequado depende das razões pelas quais o casal não consegue engravidar naturalmente. Ao mesmo tempo, deve-se encontrar forma de melhorar o potencial fértil do casal, aumentando suas chances de sucesso em uma única tentativa.

Por tudo isso, a condução de um profissional experiente é indispensável. A inseminação artificial é indicada, principalmente, para casos de:
  • fator ovulatório ou cervical (alterações que impossibilitam a fecundação);
  • endometriose leve;
  • subfertilidade masculina (baixa qualidade e/ou quantidade de espermatozoides);
  • disfunção sexual. 

Como é feito o procedimento?


O tratamento de inseminação artificial é realizado em cinco etapas: consulta/diagnóstico, estimulação ovariana, indução da ovulação, preparação do sêmen e inseminação. A inseminação, em si, consiste na introdução de espermatozoides na cavidade uterina. Isso é feito com o uso de um cateter especial acoplado a uma seringa. 

O objetivo do tratamento é facilitar a chegada dos espermatozoides ao óvulo, aumentando as chances de fecundação. Assim, uma vez que são colocados no útero, o processo continua naturalmente.
 

Como aumentar as taxas de sucesso?


Para aumentar as taxas de sucesso, as pacientes são submetidas a ciclos de estimulação ovariana (com gonadotrofina). Dessa maneira, pode-se corrigir eventuais alterações ovulatórias e aumentar a quantidade de óvulos viáveis (de dois a quatro). Por outro lado, isso aumenta o risco de ter uma gestação múltipla.

Ao mesmo tempo, para que sejam de boa qualidade, os espermatozoides são analisados em laboratório. Assim, apenas os selecionados são utilizados no procedimento. Eles podem ser provenientes tanto do parceiro quanto de um banco de sêmen.

É importante destacar que, entre as variáveis que influenciam no sucesso da inseminação artificial, uma das mais importantes é a avaliação precisa do momento da ovulação. Para isso, na maior parte dos casos o especialista se baseia em imagens ultrassonográficas.
 

Quando é indicado recorrer a um banco de sêmen?


Geralmente, a opção pelo esperma de um banco ocorre quando a causa da infertilidade é a azoospermia (ausência completa de espermatozoides na ejaculação do companheiro). Nesse tipo de situação, recomenda-se dar preferência a doadores com características físicas semelhantes às características do parceiro.

Além disso, o banco de espermas também é uma opção para casais femininos homoafetivos. Outra procura que tem aumentado bastante é a de mulheres que desejam se tornar mães-solo (maternidade independente).
 

Quando buscar ajuda especializada?


Muitos casais, quando decidem que é hora de ter um filho, acabam se deparando com a dificuldade para engravidar. Vários ciclos menstruais e tentativas frustradas depois, eles, enfim, vão à primeira consulta com um especialista em fertilidade.

A questão é: quanto tempo esperar? De maneira geral, em casais cuja mulher tem menos de 35 anos, pode-se fazer até um ano de tentativas antes de buscar ajuda. Para mulheres com 35 ou mais, deve-se aguardar, no máximo seis meses. A urgência se deve à baixa na reserva ovariana, a qual é acentuada a partir dessa idade.
 

Onde fazer inseminação artificial em Caxias do Sul?



Se você busca um tratamento individualizado, tanto no que diz respeito à investigação dos fatores ligados à infertilidade quanto em relação à indicação do procedimento mais adequado, conheça a equipe de especialistas da Effetto. 

Somos uma clínica referência em reprodução humana e estamos região em uma área bem localizada, em Caxias do Sul. Além disso, temos parceiros em Porto Alegre para realização dos procedimentos, tudo pensando em oferecer o melhor para nossas pacientes. Seja por meio da inseminação artificial ou de outra técnica de reprodução assistida, o importante é fazer todo o possível para realizar seu maior sonho: gerar um filho!


Para saber qual seria a melhor conduta para o seu caso, conte com nossas especialistas. Agende uma consulta e faça uma avaliação individual!
 
 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba em seu e-mail nossos materiais

Envie-nos sua mensagem

Dúvidas? Entre em contato! Preencha os campos abaixo! Logo retornaremos!

Você precisa aceitar a Política de Privacidade

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.