SÉRIE – ABORTOS

O aborto é definido como a perda de uma gravidez que acontece antes das 22 semanas de gestação, ou seja, antes dos cinco meses. Infelizmente, cerca de 15% das mulheres vão passar pelo aborto na sua primeira gestação... Apesar de ser comum e de normalmente não trazer consequências graves para a saúde, é um processo muito triste e deve ser tratado com muita atenção, respeito e carinho.
    Enquanto a maior parte dos casais que passam por essa perda vai ter uma próxima gravidez sem nenhum problema, cerda de 2-5% vai acabar sofrendo perdas repetidas (considerado como 2 ou mais perdas). E o aborto de repetição merece investigação e tratamento médicos adequados.
    O aborto recorrente acontece mais comumente antes dos 3 meses de gravidez, e é sobre essas perdas que vamos conversar aqui em nosso blog. Vamos falar sobre causas de origem genética, anatômica (quando o problema está em alguma estrutura do útero), endocrinológica (relacionado a hormônios) e do nosso sistema imune. Além disso, existem alguns casos em que a causa dos abortos não consegue ser identificada...
    A ideia desta série de textos é poder ajudar os casais que passaram por perdas a entender um pouco mais as causas e os possíveis tratamentos dos casos que conseguimos fazer diagnóstico. Aguardem as próximas semanas!