Códigos SVG












OUTUBRO ROSA – Mais VIDA depois da cura do CÂNCER DE MAMA

    O câncer de mama é um problema de saúde pública que realmente merece um mês todo dedicado a sua conscientização pela população. Para vocês terem uma ideia, no ano de 2018, o Brasil registrou 59.700 novos casos segundo dados do Ministério da Saúde. No entanto, felizmente, ocorreram avanços importantes nos tratamentos desta doença nas últimas décadas, que melhoraram muito taxas de sobrevida e cura. Com esses avanços, vem surgindo uma preocupação cada vez maior com a melhora a qualidade de vida das pacientes após o tratamento, o que inclui, para muitas mulheres, a experiência da maternidade.

    A incidência em mulheres jovens parece estar aumentando, sendo que hoje 5-10% dos diagnósticos acontecem em mulheres com menos de 40 anos! E muitas dessas mulheres não são mães, enquanto estudos mostram que a maioria das pacientes que não têm filhos ainda vai querer constituir sua família depois da cura. E é neste cenário que entra a importância da nossa expertise em reprodução humana.

    Hoje em dia, os tratamentos que mais utilizamos para preservar a fertilidade são o congelamento de óvulos e, caso a paciente possua um parceiro, podemos realizar a congelamento de embriões. É importante ressaltar que são técnicas seguras para paciente e hoje não costumam implicar em atraso para o tratamento para o câncer em si (os protocolos atuais proporcionam a coleta de óvulos em menos de 15 dias). Já para algumas pacientes que passaram pelo tratamento e não tiveram acesso a estas técnicas e que desejam ser mães, existe a opção de ovodoação, que oferece excelentes taxas de sucesso.

    Enfim, a escolha da paciente sobre preservar a fertilidade ou não é muito pessoal, mas o conhecimento de que essa opção existe deve ser assegurada para todas. E entendemos que o nosso papel neste mês é justamente ajudar nesta conscientização também, que preza pelo futuro das mulheres depois de terem vencido o câncer. A frustração causada pela infertilidade e o não conhecimento de que ela poderia ter sido evitada pode trazer muito sofrimento para as pacientes depois da tão sonhada e merecida cura ter sido alcançada.
 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba em seu e-mail nossos materiais

Envie-nos sua mensagem

Dúvidas? Entre em contato! Preencha os campos abaixo! Logo retornaremos!

Você precisa aceitar a Política de Privacidade

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.