Códigos SVG












Novembro Azul - Varicocele

    Chama-se de varicocele a presença anormal de vasos dilatados na bolsa testicular. Ela atinge cerca de 25% dos homens e é considerada a principal causa de infertilidade masculina.
    A varicocele é geralmente assintomática. Pode ser detectada ainda na adolescência, momento ideal para que seja tratada; já que quanto mais tempo ela estiver presente, maior deverá ser o dano para a produção de espermatozoides. Vale ressaltar, no entanto, que nem todo homem com varicocele terá prejuízo na sua fertilidade.
    Existem algumas teorias para explicar o mecanismo pelo qual a varicocele leva a infertilidade. A mais aceita é de que o aumento na temperatura testicular leva ao aumento do estresse oxidativo, prejudicando desta forma a espermatogênese.
    O tratamento da varicocele é sempre cirúrgico (varicocelectomia), sendo a microcirurgia uma das técnicas mais eficientes. Indica-se a varicocelectomia em homem jovem com varicocele palpável ou visível, com sêmen alterado. Importante: a indicação ou não da correção da varicocele depende sempre da avaliação do CASAL.
    Neste vídeo a Dra. Francieli Vigo fala mais sobre o assunto.

Envie-nos sua mensagem

Dúvidas? Entre em contato! Preencha os campos abaixo! Logo retornaremos!