Janela de Fertilidade
“Será que estou tendo relação no dia correto para engravidar”? A questão da fertilidade é um desafio comum para casais, e muitos não têm conhecimen...
Azoospermia é definida como a ausência de espermatozoides no sêmen. Mais de 2000 genes estão envolvidos com a espermatogênese, mas a fertilidade masculina é sabidamente multifatorial. Ela pode ser de causa obstrutiva, ou seja, há uma alteração que impede a drenagem dos espermatozoides para o ejaculado, ou não obstrutiva, quando realmente não há produção de espermatozoide.
Azoospermia não obstrutiva é causada pela produção inadequada de espermatozoides no ambiente intratesticular ou pela produção inadequada de hormônios que promovem a espermatogênese. Nestes casos, as alterações genéticas estão mais frequentemente presentes, participando de até 25% dos casos, logo a avaliação genética (cariótipo e pesquisa de microdeleçãodo cromossomoi Y) é fundamental.
Os casos de azoospermia obstrutiva se devem a processos obstrutivos tanto congênitos, como agenesia do canal deferente que acontece com bastante frequencia em pacientes com fibrose cística, quanto adquiridos, sendo a vasectomia o exemplo mais clássico.
Em ambos os casos, é possível tentar buscar os espermatozoides no local de produção, os testículos, através de procedimentos cirúrgicos. A chance de obtenção de espermatozoides viáveis para o processo de fertilização vai depender muito das avaliações de cada paciente, sendo que as melhores chances sempre são em casos de azoospermia obstrutiva.
Saiba mais neste vídeo.
Dúvidas? Entre em contato! Preencha os campos abaixo! Logo retornaremos!
Enviando mensagem...
Obrigado pela mensagem! Em breve retornaremos o seu contato.
Houve um erro no envio, tente novamente mais tarde ou diretamente pelo email contato@clinicaeffetto.com.br.