MARÇO AMARELO 2021

Ainda hoje me deparo com muitas pessoas que nunca ouviram falar de endometriose. Então vejo uma importância muito grande em dedicar todo um mês para que as pessoas conheçam mais esta doença que acomete cerca de 10-15% da população feminina. Mas o que é a doença e o que ela causa?

O conceito de endometriose é de uma doença onde se encontra o endométrio (camada que reveste o útero por dentro) em outras áreas do corpo, especialmente na pelve feminina (em ovário, ligamentos, bexiga, intestino...). As pacientes geralmente apresentam sintomas de dor, principalmente cólica menstrual intensa e dor profunda na relação sexual.

Nós estudamos esta doença principalmente porque ela comumente está associada à dificuldade para engravidar. No ano de 2020 tivemos diagnóstico da doença em mais de 60% das mulheres que tratamos aqui na clínica.

Enfim, é uma doença muito comum, que pode comprometer significativamente a qualidade de vida das mulheres, tanto pela dor como pela dificuldade para engravidar, e é nossa obrigação falar cada vez mais sobre ela para que fique cada vez mais conhecida e desmistificada. Falaremos sobre diagnóstico e tratamento nas próximas semanas.

Quem desejar saber um pouco mais à respeito, assista ao vídeo explicativo ou entre em contato conosco!