Códigos SVG












Gestação Gemelar

Tratamentos de Reprodução Assistida são habitualmente associados com gestação múltipla, fato que pode provocar tanto preocupação quanto alegria aos casais em tratamento. Vale lembrar que a gestação gemelar é sempre acompanhada de maiores cuidados durante o pré-natal já que tem maiores chances de complicações como abortamento, prematuridade entre outros.

Embora as taxas de gestação múltipla sejam maiores com o uso de Reprodução Assistida em comparação a gestação espontânea, as taxas vêm caindo drasticamente nos últimos anos. A melhora nas técnicas de Criopreservação ou Congelamento Embrionário associado com normas mais rígidas no número de embriões transferidos a cada ciclo trouxe uma queda importante neste desfecho.  Nos EUA entre 2000 e 2015 as gestações gemelares caíram de cerca de 50% para 35%.

A tendência atual é que seja sempre que possível a transferência única de embrião, tentando garantir uma gestação com menores riscos para mãe e bebê.

Confira o vídeo onde a Dra. Francieli Vigo fala mais sobre o tema.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba em seu e-mail nossos materiais

Envie-nos sua mensagem

Dúvidas? Entre em contato! Preencha os campos abaixo! Logo retornaremos!

Você precisa aceitar a Política de Privacidade

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.