Códigos SVG












Quem recebe o diagnóstico de azoospermia pode ter filhos?


Antes de responder essa pergunta, é preciso entender a azoospermia e sua relação com os casos de infertilidade, Afinal, em 30% dos casos, a infertilidade do casal está associada com fatores masculinos, como aponta um estudo publicado na Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde.

Buscando esclarecer esse tema, preparamos este artigo com informações sobre a azoospermia e como uma clínica de reprodução assistida pode auxiliar o homem na busca pelo tratamento para que ele possa realizar o sonho da paternidade.
 

Entendendo a natureza da azoospermia


A azoospermia é uma condição de infertilidade no aparelho reprodutor masculino, em que não há espermatozoides no sêmen.

Para entender melhor como isso acontece, precisamos explorar como a produção do gameta masculino acontece: os espermatozoides são originados nos testículos e são armazenados no epidídimo, onde serão guardados até a sua maturidade.

Após esse estágio de desenvolvimento, os espermatozoides são conduzidos pelos ductos deferentes até as vesículas seminais. É ali que vão ficar e serão expelidos quando há o estímulo sexual, ou seja, no momento da ejaculação.

Dessa forma, a azoospermia é uma condição que pode aparecer em qualquer uma dessas três etapas do ciclo de vida do espermatozoide: produção, armazenamento ou mobilidade.
 

Azoospermia obstrutiva: condições anormais no transporte dos espermatozoides


Nesse quadro clínico, não há qualquer problema na produção ou armazenamento do gameta masculino, uma vez que há alguma anomalia no transporte, seja na forma de obstáculos ou bloqueios no sistema reprodutor do homem.

Isto é, os espermatozoides precisam passar do epidídimo até a uretra livremente e os impedimentos ao longo do percurso são definidos como a azoospermia obstrutiva, sendo sua natureza desconhecida até que o diagnóstico seja realizado. 

Infecções genitais, doenças genéticas (sendo a fibrose cística o principal exemplo) e obstrução dos canais deferentes podem causar a azoospermia obstrutiva. A azoospermia também pode ser intencional, como em vasectomias.
 

Azoospermia não obstrutiva: dificuldade na produção dos espermatozoides


Na azoospermia não obstrutiva, por outro lado, existem desequilíbrios genéticos, hormonais ou externos na produção dos espermatozoides.

Sendo assim, os órgãos afetados são os testículos e epidídimo. Entre suas principais causas, destacamos:

- A Síndrome de Klinefelter e outras condições genéticas e cromossômicas especiais;

- Torções, acidentes e pancadas na região dos testículos;

- Varicocele, uma dilatação das veias responsáveis por drenar os testículos;

- Vários traumas e infecções genitais que se originaram por vírus e bactérias, como a prostatite, uretrite, epididimite, bem como inflamações escrotais e testiculares, como a caxumba;

- Tumores no aparelho reprodutor masculino;

- Radiação ou exposição a medicamentos potentes, como quimioterapia;

- A criptorquidia, uma doença que aparece nos primeiros anos de vida, em que um ou ambos os testículos não chegam à bolsa escrotal;

- Abuso de substâncias prejudiciais à saúde, como consumo de álcool, tabaco, drogas e anabolizantes;

- Desequilíbrios na produção hormonal e problemas hepáticos;

- Reações autoimunes.

Pacientes portadores de doença celíaca ou que apresentam anemia falciforme e insuficiência renal são vulneráveis à azoospermia não obstrutiva.

Seu diagnóstico é dificultoso, uma vez que não há qualquer relação com a impotência sexual, ou seja, o homem azoospérmico tem ereções e ejaculações normais.

A desconfiança só aparece quando o casal está tendo dificuldades para engravidar e o homem e a mulher precisam examinar seus aparelhos reprodutivos.
 

Como o diagnóstico de azoospermia é confirmado?


Quando o casal está passando pelos exames para identificar possíveis causas da infertilidade, o homem precisa ser submetido ao espermograma.

Esse exame laboratorial estabelece os níveis de concentração de gametas masculinos no sêmen. O que é analisado aqui é a morfologia dos espermatozoides e sua capacidade de locomoção.

Muitas vezes, o espermograma precisa de várias amostras, tiradas em dias alternados, para ter um nível de assertividade maior.

Porém, a origem e causas da azoospermia usualmente não são identificadas pelo exame. O paciente precisa realizar um exame físico conduzido por um urologista e coletar amostras hormonais e genéticas para confirmação do diagnóstico.

A ultrassonografia dos testículos e uma biópsia testicular e escrotal também podem ser outros exames solicitados.

 

Recebi o diagnóstico de azoospermia. Ainda posso ter filhos?




Os homens que recebem a confirmação do diagnóstico ainda podem sonhar com a paternidade.

A condição tem tratamento, desde que suas causas e origens sejam devidamente identificadas pelos médicos especialistas.

Em alguns casos de azoospermia obstrutiva, como a vasectomia, cirurgias de reversão  são capazes de restaurar o caminho que os espermatozoides precisam percorrer. Em casos de alterações hormonais, o tratamento adequado de reposição também pode ser suficiente.

Tanto em casos de azoospermia obstrutiva quanto não obstrutiva podemos tentar obter os espermatozoides através de coleta cirúrgica. Em tratamentos de reprodução assistida, a coleta dos espermatozoides pode ocorrer diretamente nos testículos e epidídimos, por meio da punção, eliminando a necessidade de um gameta se locomover pelo aparelho reprodutor masculino.

Nesse processo, os gametas masculinos coletados podem gerar a gravidez pelos métodos da Fertilização In Vitro (FIV) ou da Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoide (ICSI).

A Effetto é uma clínica de reprodução humana que aplica técnicas inovadoras para gerar vidas e realizar sonhos.

Estamos preparados para diagnosticar e aplicar o tratamento adequado para homens azoospérmicos, ajudando-os a superar esse desafio.

Fale conosco e dê esse importante passo na construção da sua família.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba em seu e-mail nossos materiais

Envie-nos sua mensagem

Dúvidas? Entre em contato! Preencha os campos abaixo! Logo retornaremos!

Você precisa aceitar a Política de Privacidade

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.