Códigos SVG












Novembro Azul - Testosterona

A testosterona é o hormônio responsável pela produção de espermatozoides. Sua concentração intratesticular chega a ser 50-100 vezes maior que a sérica. Níveis alterados de testosterona levam a prejuízo na espermatogênese e também a sintomas como baixa libido. Quase 10% dos casos de infertilidade masculina são causados por esta alteração

Existem condições clínicas que levam a baixos níveis de testosterona, o chamado hipogonadismo: hiperprolactinemia, hiperplasia adrenal congênita, síndromes genéticas.  O diagnóstico será feito através de avaliação hormonal completa e também por testes genéticos, especialmente quando a concentração de espermatozoides está abaixo de 5 milhões.

O tratamento vai variar com a patologia de base, muitas vezes sendo necessário o uso de gonadotrofinas exógenas (FSH, LH, HCG) para reestabelecer a produção individual de testosterona.

Outra causa de hipogonadismo que vem se tornando muito comum atualmente é a suplementação exógena de testosterona. Alguns pacientes são orientados a fazer uso do hormônio para o tratamento de baixa libido ou optam por usar a suplementação como forma de anabolizante a fim de obter ganhos em massa muscular. Para tais fins, a testosterona realmente se mostra muito efetiva, mas o efeito colateral desta forma de suplementação é a redução na concentração de espermatozoides, levando perda do potencial fértil algumas vezes irreversível.

Nestes casos, o tratamento inicial é a interrupção imediata da suplementação da testosterona e a administração do hormônio HCG (gonadotrofina coriônica) por cerca de 6 meses e acompanhamento da evolução nos parâmetros do espermograma.

Saiba mais neste vídeo.
 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba em seu e-mail nossos materiais

Envie-nos sua mensagem

Dúvidas? Entre em contato! Preencha os campos abaixo! Logo retornaremos!

Você precisa aceitar a Política de Privacidade

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.

Entendi e Fechar